Exposições nos Turismos Municipais de Almeida, Castelo Mendo e Vilar Formoso

Almeida

Os Turismos Municipais de Almeida, Castelo Mendo e Vilar Formoso recebem, até 16 de Março, as exposições “Atelier dos Louceiros”, “A Mimoso- Olaria de Juncais” e “Pedalar pela Fronteira”.
Em Almeida, o Turismo Municipal de recebe a exposição de olaria do “Atelier dos Louceiros” da Freguesia da Malhada Sorda. O projecto promovido pela Junta de Freguesia, quer recuperar um dos ofícios que marcam a memória colectiva da aldeia, tendo começado a formação em olaria de roda. Pretende ser um projecto sustentável e que mantenha a arte da olaria. Estão expostas diversas peças produzidas pelos formandos do curso, tendo a oportunidade de mostrar as suas “obras e arte e” elaboradas com dedicação.
No Turismo Municipal de Castelo Mendo está patente ao público a exposição “A Mimoso- Olaria de Juncais”, empresa que existe desde 1979 na aldeia de Juncais, no concelho de Fornos de Algodres. O proprietário, Pedro Mimoso, após tirar o curso de técnico de cerâmica em 1991 começou a dedicar-se à empresa familiar. Os artigos, produzidos a partir de barro proveniente das Caldas da Rainha, são criados e idealizados pelo proprietário.
A exposição de Pintura em Aguarela “Pedalar pela Fronteira” pode ser vista no Turismo de Vilar Formoso. Pedro Gil, natural de Leiria, em 2021 iniciou o projecto “A pedalar pela fronteira”, que decorreu no mês de Junho, durante 19 dias. O objectivo era conhecer e dar a conhecer os locais mais próximos da fronteira com Espanha, do interior. Foi através deste projecto que Pedro Gil iniciou no mundo da aguarela, aproveitando a sua passagem pelo Mestrado em Artes Plásticas, nas Caldas da Rainha. São trabalhos em formato A5 e A6, em papel de aguarela, com os locais por onde passou em 2021 e 2022, representando Portugal Continental.

Notícias Relacionadas