Os Turismos Municipais de Almeida, Castelo Mendo e Vilar Formoso acolhem exposições até ao dia 28 de Janeiro.
O Turismo Municipal de Almeida recebe a exposição “Cobertores de Papa”, produto artesanal que ainda é produzido em Maçainhas, concelho da Guarda. O cobertor de papa é uma manta tradicional da Serra da Estrela, de fabrico manual a partir de lã churra, retirada das ovelhas da raça autóctone portuguesa – a churra mondegueira.
O Turismo Municipal de Castelo Mendo dá a conhecer a exposição “A Arte da Madeira” da autoria de Luís Santos. O artesão, natural de Oliveira do Hospital produz há 35 anos através da sua criatividade e imaginação, peças utilitárias que vão desde bancos, cadeiras, queijeiras, francelas, maceiras, procurando sempre que tenham alguma utilidade. O artesão tem participado em diversas feiras a nível nacional.
“Além do Dever: Diplomatas reconhecidos como justos entre as Nações” é o título da exposição que está patente no Turismo Municipal de Vilar Formoso. É uma exposição que evoca a coragem de 36 diplomatas de 20 países que correram inúmeros riscos para salvar judeus que tentavam escapar ao extermínio Nazi. A lista dos diplomatas homenageados inclui os portugueses Aristides de Sousa Mendes, Cônsul-Geral em Bordéus, e Carlos Sampaio Garrido, Embaixador na Hungria. O reconhecimento como “Justos entre as Nações” é atribuído pelo Yad Vashem, Memorial do Holocausto de Jerusalém, aos não judeus que chegaram a arriscar a própria vida para salvar, proteger ou ajudar judeus durante a II Guerra Mundial.