Associação Territórios do Côa dá as boas vindas aos emigrantes

Almeida | Vilar Formoso

A Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional, com o apoio do Município de Almeida, vai realizar a ‘Acção de boas vindas aos nossos emigrantes’, na zona da fronteira durante os meses de Julho e Agosto de 2022. A associação conta ainda com o apoio de outras entidades e parceiros, como é o caso da Junta de Freguesia de Vilar Formoso.
A iniciativa pretende mobilizar os agentes da região de influência da associação para uma campanha promocional que capte a atenção dos emigrantes, que retornam à sua terra natal na altura do Verão. Também, não deixa de ser uma tentativa de manter viva a tradição de entrada no país, que muitos emigrantes consideram anualmente e onde optam por parar e registar esse momento na ‘antiga’ fronteira entre Fuentes de Oñoro e Vilar Formoso.
Numa fase em que os territórios do interior têm merecido a atenção de turistas e visitantes, nacionais e estrangeiros, “estamos em crer que apresentar este território como alternativa a um destino turístico privilegiado pelo bem-estar, boa gastronomia e vinhos, espaços de lazer e arte de bem receber, é uma opção que merece a cooperação e o envolvimento de todos”.
O arranque da iniciativa está previsto para esta sexta-feira, dia 22 de Julho de 2022. Para além da inauguração de um ‘photopoint’ na fronteira serão acrescentados elementos decorativos e promocionais da região. A Coordenadora da associação, Dulcineia Catarina Moura, sublinha que “a partilha junto das nossas comunidades ‘lá fora’ é fundamental para o êxito desta emotiva e arrojada iniciativa”. Refere ainda que “está lançado o repto às entidades da região que, em articulação com a nossa associação, pretendam associar-se a nós”.

Notícias Relacionadas