As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Aldeias Históricas e Região de Cáceres partilham rota transfronteiriça

Turismo

O protocolo de cedência de utilização da marca GR22 – Aldeias Históricas, entre a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP-ADT) e a Região de Cáceres, foi assinado, no dia 10 de Janeiro, em San Martín de Trevejo – Cáceres, Espanha.
A assinatura deste protocolo, que contou também com a presença da Associação Rede de Cooperação Aldeias e Conjuntos da Raia Cacereña, foi apontado como “um passo fundamental para a nova vida da GR22 – Aldeias Históricas, agora ampliada para o país vizinho”.
A GR22 contava com cerca 600 km de extensão, distribuídos por 20 municípios, num percurso circular que unia as 12 Aldeias Históricas de Portugal, caminhos históricos e natureza em estado puro. Agora, a aventura envolve também o país vizinho: juntam-se a esta rota 13 municípios da Deputação de Cáceres, acrescentando mais de 200 km de território espanhol e inúmeras povoações históricas, que vão surpreender os aventureiros e cerca de 80 km na ligação de Portugal à fronteira. A GR22 totaliza agora aproximadamente 900 km de percurso.
Quem percorrer a GR22 vai passar não só pelas Aldeias Históricas de Portugal, âncoras deste percurso, como também lugares históricos em Espanha, tornando a experiência numa verdadeira vivência ibérica. São, no total, 111 localidades em Portugal e 36 em Espanha.
A ampliação da GR22 para Espanha foi realizada ao abrigo do projecto POCTEP – Cooperação Transfronteiriça, graças ao qual foi possível a internacionalização de uma marca portuguesa para Espanha no domínio da mobilidade suave, nas modalidades de caminhada (walking) e bicicleta (cycling) da GR22. Tornando-se um projeto transfronteiriço, foi necessário adequar também o nome da marca: em vez de “GR22 – Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal”, passa a “GR22 – Aldeias Históricas”.
A GR22 é a maior rota europeia para caminhadas com selo Leading Quality Trails – Best of Europe (LQT): a certificação foi entregue pela primeira vez às Aldeias Históricas de Portugal pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada) em 2019 e agora o selo foi renovado até 2025.

Ler também:  Queijo Tradicional da Soalheira Quinta do Pomar é o “Melhor Queijo do Mundo”

Notícias Relacionadas