Aldeia do Bispo volta a promover a “Festa da Castanha”

Guarda | Aldeia do Bispo

A Festa da Castanha está de regresso a Aldeia do Bispo, concelho da Guarda, nos dias 29 e 30 de Outubro. Os dois dias do evento serão preenchidos com mercadinhos com produtos locais, magustos comunitários, animação de rua, tasquinhas, exposições, concursos, entre outras actividades.
Destaque para o colóquio sobre “A castanha e o castanheiro”, no dia 29 às 15.30 horas, onde serão abordadas as seguintes temáticas: “Enxertia e como plantar castanheiros” (Paulo Abrantes), “A cultura do castanheiro para a sustentabilidade” (Luís Martins), “Nutrição Mineral e hídrica do castanheiro (Rui Carneiro), “Pontos fortes e fracos, as principais doenças do castanheiro” (Joaquim Almeida).
No domingo, 30 de Outubro, haverá uma palestra, às 15.00 horas, sobre “o valor nutricional da castanha” com a nutricionista Inês Campos, no edifício da antiga Escola Primária.
A organização adianta que se trata de “um evento de animação sócio comunitária, focado na preservação e valorização dos produtos endógenos da terra, em particular do precioso fruto de Outono, a castanha, e na promoção da reflorestação de novos castanheiros, numa homenagem a esta espécie endémica da região, pela relevante importância que a mesma teve ao longo das últimas gerações na vida social das gentes de Aldeia do Bispo, nomeadamente na alimentação, na economia familiar, na medicina tradicional, na cultura, no artesanato e ainda na tradição oral e lúdica”
A Festa da Castanha é organizada pelo Centro de Cultura e Desporto de Aldeia do Bispo.

Notícias Relacionadas