Convívio juntou emigrantes do concelho residentes na Suíça

Aguiar da Beira

No dia 30 de Setembro decorreu em Aigle, na Suíça, o primeiro convívio de pessoas do concelho de Aguiar da Beira a residir no país helvético. Este encontro, que juntou cerca de 350 pessoas, foi promovido pelo CLDS 3G Aguiar no Coração, e teve o objectivo de acentuar a proximidade aos emigrantes na Suíça, de reforçar a sua importância para o desenvolvimento do concelho e a identidade aguiarense e de promover o território e os produtos. O evento contou com a colaboração do Município e empresários do Concelho de Aguiar da Beira, Associação Portuguesa de Aigle, Comune de Aigle.
No dia 21 de Outubro, com os mesmos propósitos, será a vez de França, nomeadamente a Associação de Trabalhadores Portugueses de Pierrefitte-sur-Seine, em Saint-Denis (Paris), região onde também existe uma forte presença da comunidade emigrante aguiarense, receber o 1º Convívio do Concelho de Aguiar da Beira em França.
O CLDS 3G Aguiar no Coração apresenta-se como um projecto inovador para uma actuação integrada no território do concelho, suportada por metodologias de intervenção colaborativa e inclusiva, induzindo à participação de todos. Constitui-se ainda como elemento catalisador da promoção do desenvolvimento do concelho de Aguiar da Beira, nas áreas do emprego, empregabilidade e empreendedorismo activo, da inclusão social, inclusão activa e da igualdade, bem como na dinamização da economia local e das instituições, fomentando a sustentabilidade, eficiência e valorização dos recursos naturais e endógenos existentes no território. O CLDS 3G Aguiar no Coração tem como entidade coordenadora local de parceria e executora a IPSS – Centro Social Paroquial de Dornelas.

Notícias Relacionadas