Aguiar da Beira
Foi constituída recentemente, em Aguiar da Beira, a associação Aquilaris – Associação de Defesa do Património, que tem sede na União das Freguesias de Aguiar da Beira e Coruche. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos e tem como objectivos principais contribuir para a defesa, estudo e divulgação do património cultural e natural, a sua conservação e recuperação, bem como a prática de quaisquer outras actividades de índole cultural. A colectividade, que foi fundada por Álvaro Almeida, Bruno Andrade, João Fernandes, Ricardo Guerra e Ricardo Marques, agirá “com isenção e independência face a todos os órgãos de poder e ideologias”.
De acordo com os sócios fundadores, a área de actuação irá centrar-se, essencialmente, no território do concelho de Aguiar da Beira, no entanto, a Aquilaris “estará atenta e disponível a parcerias com concelhos vizinhos, bem como, outras entidades regionais, nacionais e europeias”. A associação pretende promover parcerias com os agentes que atuam no território, tais como as Juntas de Freguesia, a Câmara Municipal, escolas, Instituições Particulares de Solidariedade Social e demais associações culturais e recreativas, entre outras instituições.
Conjugando experiência, trabalho e conhecimento, os responsáveis pretendem que o plano de acção da Aquilaris assente em 3 eixos fundamentais: Património Cultural e Ambiental; Comunidade e Responsabilidade Social; Futuro e Desenvolvimento. De entre as iniciativas/projectos que se irão desenvolver, destacam os seguintes: salvaguarda do património material e imaterial; promoção da investigação e produção de conteúdos e publicações; inventariação, registo fotográfico e sinalização do património identificado e por identificar; proposta para classificação de património de valor relevante; organização de colóquios/workshops e recriações históricas ou outros eventos de promoção do património cultural e ambiental; formação de jovens e outros interessados e, ainda, a elaboração de candidaturas e projectos financiáveis pelos novos fundos nacionais e europeus. “Pretende-se que o património possa ser uma importante alavanca de desenvolvimento local, estimulando o turismo e outras iniciativas empresariais. Será um trabalho de longo prazo, mas com um plano de acção bem definido e perfeitamente executável”, é ainda referido.
A Aquilaris irá apostar numa imagem atractiva e actual, assim como, numa forte presença nas redes sociais, como Facebook e Youtube, e numa página web para divulgação de património, conteúdos e iniciativas a realizar.