Vacine-se, pela sua saúde!

Ao balcão da farmácia pode solicitar informações e esclarecer dúvidas sobre o processo de vacinação.

Este ano, o frio chegou mais tarde ao nosso país. Com o inverno a decorrer e o vírus Influenza em circulação, importa não descurar os cuidados de saúde. E pequenos gestos podem ditar a diferença.
A vacinação contra a gripe e a COVID-19 é uma proteção que deve valorizar. Permite reduzir o risco de doença grave, hospitalização e morte por infeção. 
A gripe ocorre geralmente nos meses frios, com a maior atividade gripal a ocorrer nos meses de outono e inverno (entre outubro e abril), sendo o pico registado, habitualmente, entre novembro e fevereiro. Por isso, se ainda não se vacinou, não espere mais. Dirija-se a uma farmácia comunitária e vacine-se!
São elegíveis para vacinação sazonal contra ambas as doenças no âmbito da campanha SNS: todas as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos; sem registo de reação adversa grave ou hipersensibilidade a nenhuma das vacinas; e, no que se refere, à vacinação COVID-19, tenham recebido antes uma vacina de tecnologia de mRNA (ou seja, as comercializadas pelos laboratórios Pfizer ou Moderna).
O ato é gratuito e não tem o que temer, ou tão pouco motivos para desconfiar. No momento da vacinação, o farmacêutico verifica se existe alguma contraindicação ou precaução de utilização da vacina, além de consultar o e-boletim de vacinas, de forma a garantir a sua elegibilidade para a vacinação.
A vacinação contra a gripe não evita a infeção, mas reduz em grande margem as complicações de agravamento. Os grupos de risco são mais propensos a complicações graves e morte. Se tem diabetes, comorbilidades, doença cardíaca, doenças respiratórias ou doenças autoimunes, vacine-se, pela sua saúde.

Notícias Relacionadas