Leite Materno – O alimento vivo que protege o bebé*
O aleitamento materno é a forma natural de alimentar a criança, promovendo o seu crescimento e desenvolvimento saudável. O leite materno é um alimento vivo, ideal e completo para o recém-nascido satisfazer todas as suas necessidades nutritivas desde o nascimento até ao sexto mês de vida. A partir desta idade, este deve ser completado com alimentos nutricionalmente adequados e apropriados e deve ser mantido pelo menos até aos 2 anos (OMS, 2009).
O leite materno está sempre disponível e na temperatura ideal; contém anticorpos que ajudam a proteger a criança das doenças infantis; reduz o risco de infeções graves e hospitalizações; reduz o risco de síndrome de morte súbita do lactente; contribui para reforçar o laço afetivo entre mãe e filho; contribui para uma menor probabilidade de desenvolvimento de doenças crónicas na adolescência e idade adulta. Trás também inúmeras vantagens para a mãe, benefícios económicos para a família, benefícios sociais e ambientais.
Para o sucesso da amamentação esta deve ter início o mais precocemente possível. O bebé deve manter-se perto da mãe, que deve dar de mamar sempre que este manifestar sinais de fome e em horário livre, assegurar uma pega correta, posicionar-se confortavelmente e sentir-se calma e confiante.
No entanto o início da amamentação por vezes não é fácil. Nesse sentido, surgiu recentemente na USF Carolina Beatriz Ângelo, em articulação com a UCC Guarda – Manteigas, uma Consulta de Apoio ao Aleitamento Materno efetuada por enfermeiras com formação em Aleitamento Materno de acordo com as guidelines atuais. Este projeto desenvolve-se em dois tempos, sendo o primeiro uma Consulta pré-parto, destinada a todas as grávidas/casais que pretendem preparar-se para amamentar o seu filho. Nesta consulta são abordados vários temas com o intuito de aumentar o conhecimento sobre o tema e de esclarecer dúvidas de modo a facilitar o início desta fase tão importante na vida da criança e dos pais. Posteriormente é programada uma Consulta pós-parto, o mais precocemente possível, com o objetivo de colmatar algumas dificuldades e com vista ao esclarecimento de novas dúvidas que tenham surgido. Há ainda a possibilidade de agendamento de Consulta pós-parto SOS, consulta essa destinada a todas as mães/casais que solicitem apoio, independentemente da idade do bebé. Este projeto teve início em Abril de 2024 e pretende-se que seja estendido às outras unidades funcionais do Centro de Saúde da Guarda num futuro próximo para que todas as grávidas do concelho possam ter acesso a esta valência.
*Marta Clemente – Licenciou-se em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem da Guarda e especializou-se em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na Escola Superior de Saúde de Viseu. Trabalha atualmente na ULS Guarda, EPE – Unidade de Cuidados na Comunidade Guarda – Manteigas e integra o NEESIP.
*Fernanda Cortinhas – Licenciou-se em Enfermagem e especializou-se em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na Escola Superior de Enfermagem da Guarda. Trabalha atualmente na ULS Guarda, EPE – Hospital Sousa Martins, Obstetrícia e integra o NEESIP