Diocese da Guarda abre as portas a centenas de Jovens Peregrinos

A Diocese da Guarda, por estar localizada na fronteira com Espanha, é a natural porta de entrada para milhares de jovens estrangeiros que vão participar na Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa.

Além da situação geográfica, é sobretudo a tradição hospitaleira das nossas gentes que leva muitas famílias a abrirem as portas de casa para acolherem peregrinos. Assim, entre os dias 26 e 31 de julho, no contexto da iniciativa “Dias na Diocese”(DND), mais de setecentos jovens provenientes de países como Holanda, França, Equador, Estados Unidos da América, Colômbia, México, Moçambique, Filipinas, Brasil e Polónia, serão maioritariamente acolhidos por “Famílias de Acolhimento”, dispostas a oferecerem dormida, alimentação e condições de bem-estar aos peregrinos. Além, certamente, do sorriso e calor humano!
Os jovens são distribuídos por arciprestados e localmente há um programa variado com momentos de oração e celebração, contacto e convívio com as gentes locais, acções de voluntariado, e iniciativas diversas.
Para assinalar a chegada dos jovens peregrinos à diocese, realizou-se uma festa de acolhimento no Parque Municipal da Guarda na tarde do dia 26 de julho, quarta-feira, com destaque, depois, para a celebração da Eucaristia, na Sé da Guarda, presidida pelo bispo da diocese, D. Manuel Felício e animada musicalmente por um coro de jovens da diocese.
O programa dos DND encerrará com um evento intitulado “FÉsta das Nações”, a decorrer no dia 30 de julho à tarde, domingo, no alto da Torre da Serra da Estrela, que contará com atuações dos grupos dos diferentes países e um concerto da Banda Jota, banda de inspiração cristã da diocese da Guarda, que atuou na JMJ de Madrid, em 2011.
No dia seguinte, os peregrinos estrangeiros juntamente com os mais de trezentos peregrinos da Diocese da Guarda partem para Lisboa, certamente ainda mais motivados para viverem, em espírito de comunhão e fé, a Jornada Mundial da Juventude.
Padre Paulo Figueiró
Departamento da Pastoral Juvenil, Vocacional e Universitária

Notícias Relacionadas