07 de outubro e o Rosário

7 de Outubro – dia de Nossa Senhora do Rosário
Este ano coincidiu com um Sábado, dia que, desde Alcuíno de York, mestre de Carlos Magno e grande protagonista do chamado Renascimento Carolíngio (séc. VIII), foi dedicado à Virgem Maria.

Efectivamente, há 452 anos, a 7 de Outubro, travou-se a batalha de Lepanto (Nafpaktos), entre cristãos e muçulmanos! O Papa Pio V, vendo o perigo para a fé, o do avanço dos Árabes e dos Turcos, e vendo o seu exército em minoria considerável, apelou para a força da Oração e dos Sacramentos. Ordenou que os seus soldados rezassem o Rosário e que todo o povo cristão rezasse também o “Santo Rosário” para alcançarem a vitória sobre os infiéis e, por sua vez, a paz.
A Batalha de Lepanto foi uma das páginas mais famosas da Igreja. A frota turco-muçulmana estava pronta para o ataque decisivo no Golfo de Lepanto. Trezentos navios aguardavam a ordem para abater, definitivamente, a Europa Cristã.
Às 12 horas, do dia 7 de Outubro de 1571, teve início uma das batalhas navais mais determinantes da história cristã. Depois de três horas de ferozes combates, as forças aliadas cristãs derrotaram as otomanas.
A certa altura, estando em oração em Roma, a centenas de quilómetros da batalha, o Papa disse: “Demos graças a Deus e à Santíssima Virgem, pois a Batalha está ganha”!
E assim foi.
Ao receber, depois, a notícia de confirmação, o Papa pio V mandou tocar todos os sinos da Cidade Eterna. E, como sinal de agradecimento à Virgem Maria, instituiu a festa de Nossa Senhora do Rosário, a 7 de Outubro. A vitória foi atribuída à intercessão da Virgem Maria por ter sido feita uma procissão do rosário naquele dia na Praça de São Pedro, em Roma, pedindo o sucesso da missão da Liga Cristã. Em 1573, o Papa Gregório XIII mudou o título da comemoração para “Festa do Santo Rosário” e esta festa foi estendida pelo Papa Clemente XII a toda a Igreja Católica. Desde então comemora-se o dia 7 de Outubro como O Dia de Nossa Senhora do Rosário. Nossa Senhora será doravante também invocada como “Auxílio dos Cristãos”.
Após as reformas do Concílio Vaticano II, o nome da festa foi alterado para Nossa Senhora do Rosário. A festa tem a classificação litúrgica de memória universal e é comemorada dia 7 de Outubro, aniversário dessa determinante batalha.
Em 1953, a 7 de Outubro, foi sagrada a basílica de Fátima, conhecida como Basílica de Nossa Senhora do Rosário.
A palavra ROSÁRIO quer dizer conjunto de rosas, uma coroa de rosas que se oferece a Nossa Senhora. Cada Avé Maria é uma rosa que oferecemos à Mãe do Céu, com carinho e esperança a favor da paz.
Que neste mês de outubro 2023, mês do Rosário, tão ensombrado pela guerra, que Nossa Senhora, Rainha da paz, ilumine os governantes!

Notícias Relacionadas