Natal é o nascimento de Jesus, um período do ano onde se deseja paz, partilha, sorriso e reflexão.

Recordar todos aqueles que estão ausentes fisicamente mas que nunca esquecemos pois estão presentes no nosso pensamento, no nosso coração.
É uma quadra importante para reunir todos aqueles que, por razões mais diversas, não têm possibilidade de festejar uma ceia onde por um instante somos todos uma família de afectos.
Porque o Natal é um estado de espírito para cultivar os melhores sentimentos que o homem possui.
Ter boa vontade e misericórdia em abundância é isso que representa para mim o Natal.
Natal é recordar vivências passadas em criança junto dos pais e irmãos, onde associamos o aroma dos mais variados pratos típicos: filhós, rabanadas, arroz doce, e o famoso e típico bacalhau com batatas e legumes. A inquietação de esperar pela passagem do Menino Jesus que deixava uma pequena prenda, mas muito simbólica, assinalava o Natal.
Natal não é e não pode ser só um único dia no Ano. Temos de fazer que este dia seja celebrado muitas mais vezes de maneira a incutir às novas gerações que a partilha, o espírito de generosidade é um pilar do espírito Natalício que, para mim, deve ser mantido sempre que possível.
Esta conjuntura que nos invade neste período tão difícil (guerra, COVID, etc.), infelizmente faz aumentar as dificuldades quer financeiras quer materiais, tanto a nível familiar como nas instituições, que merecem todo o nosso apoio.
Um pouco de cada um de nós pode ser insignificante mas todos unidos podemos celebrar um Natal mais feliz, mais alegre e dar alento a todos aqueles que serão os convidados especiais da Ceia dia 15 de Dezembro onde se distribuirão muitos sorrisos. Juntaremos à mesma mesa muitas instituições, mais de 25, de vários locais da Região da Guarda e não só, onde queremos que o Natal seja alegria, seja partilha, seja união e solidariedade. Seremos uma grande família com mais de 600 pessoas.
O Natal, para mim, não é uma simples data. O Natal é, acima de tudo, um sentimento para com o próximo. É comemorar o nascimento, a vida, espalhar Amor e semear Paz.
Desejo a todos umas boas festas.