Coimbra


Faleceu no dia 11 de Novembro, em Coimbra, aos 78 anos, o Professor, Historiador, Escritor e Pintor Jaime Alberto do Couto Ferreira.
Nascido a 1 de Junho de 1944, na freguesia de Famalicão da Serra, concelho da Guarda, Jaime Couto Ferreira frequentou o Liceu da Guarda e licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1974). Convidado pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, ali desenvolveu a actividade docente e de investigação até 2006, ano em que se jubilou.
Foi Fundador da Associação Portuguesa de História Económica e Social (1980) e grande impulsionador da criação do Centro de Estudos Ibéricos, na Guarda.
É autor de “A Guarda Formosa na Primeira Metade do Século XX”, “Apontamentos de História Económica e Social, “Farinhas, Moinhos e Moagens”, “A Dessacralização do Pão”, “A Eletrificação do Centro de Portugal”, “Alembranças – Desenhos e Pinturas”, “Hieracita” e “Pangeia”, “Famalicão da Serra: ou dizer história com mãos de Abril” entre outros.
Publicou trabalhos gráficos e recensões críticas na revista “Vértice”, no jornal “A República” e no jornal “Diário de Coimbra”.
Por proposta do vereador do PS, Luís Couto, a Câmara da Guarda aprovou um voto de pesar pela morte de Jaime Alberto do Couto Ferreira, na reunião desta segunda-feira, 14 de Novembro.