Clube Escape Livre


Quase 50 viaturas, lideradas pelos modelos 4MATIC da Mercedes-Benz, partiram de Trancoso até Santiago de Compostela, para percorrer o Off Road Bridgestone / First Stop Caminho de Santiago em novo Ano Santo Compostelano.
A viagem de 5 dias, que juntou mais de 100 participantes, começou na sexta-feira, dia 30 de Setembro, com a chegada dos peregrinos do todo-terreno ao Hotel de Turismo de Trancoso.
No sábado, seguindo a tradição, a caravana rumou até Sernancelhe, passando primeiro pela Nossa Senhora ao Pé da Cruz. Seguiu-se a subida à Senhora da Lapa e a visita ao Mosteiro de São João de Tarouca. Depois da passagem pela Ponte e Torre de Ucanha, tempo para um almoço panorâmico sobre o Douro e a Régua. Seguiu-se a travessia da Serra do Marão, antes da chegada ao Pena Park Hotel, em Ribeira de Pena, onde a caravana jantou e pernoitou. No domingo, a manhã ficou marcada pelas visitas à panorâmica Nossa Senhora do Viso e um (segundo) pequeno-almoço em Agra, Aldeia de Portugal. Tempo depois para seguir até São Bento da Porta Aberta. A caminho de Viana do Castelo fez-se uma curta paragem na Nossa Senhora da Abadia antes da maior paragem do dia, com uma visita guiada no incrível Mosteiro de Tibães, nos arredores de Braga. Ao jantar teve lugar a entrega dos Troféus SPAL e as ofertas Bridgestone e First Stop a todos os participantes.
O último dia de viagem começou com a subida ao Monte de Santa Luzia. Depois, curta visita ao Mosteiro de São João de Arga.
Já em Espanha os participantes passaram junto do Mosteiro de Oia, à beira-mar plantado. Em Santiago de Compostela, depois do jantar, que contou com a presença do Gran Mestre da Ordem de Santiago, Miguel Poppin, seguiu-se a caminhada, desde o Gran Hotel Los Abetos até à Catedral de Santiago. A acompanhar os participantes, seguiu o Bispo de Viseu, D. António Luciano e o sacerdote da Guarda, Francisco Barbeira que, no dia seguinte participariam na Missa do Peregrino com os participantes do Clube Escape Livre.
Na manhã seguinte houve visita guiada ao centro histórico de Santiago de Compostela e a tradicional missa do peregrino na Catedral, com a emblemática cerimónia do Botafumeiro.
Na missa, Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, teve oportunidade de fazer a evocação ao apóstolo Santiago em nome de todos os peregrinos do Off-Road Bridgestone / First Stop Caminho de Santiago.