Vila Nova de Foz Côa


Os passadiços do Côa, com 930 metros de extensão, foram inaugurados no dia 9 de Setembro e fazem a ligação entre o Museu do Côa e a desactivada estação ferroviária do Côa. Ao longo de 890 degraus, com um desnível de 160 metros, os visitantes podem disfrutar de uma paisagem marcada por encostas agrestes e socalcos, pelos rios Doura e Côa e inúmeras espécies vegetais e animais. O território faz o encontro entre a Arte Pré-Histórica do Vale do Côa e a paisagem do Douro Vinhateiro, ambas classificadas Património Mundial da Unesco.
Ao percorrer os Passadiços o visitante tem ao dispor uma aplicação para telemóvel que lhe permite ficar a conhecer melhor toda a envolvente, da arte rupestre à biodiversidade passando pela linha do Douro.
A cerimónia de inauguração dos Passadiços do Côa, contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, e da Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques.
O projecto é da responsabilidade do município de Vila Nova de Foz Côa em colaboração com a Fundação Côa Parque, e contou com financiamento europeu através do programa FEDER.