Trancoso


O projecto Life Fagesos, que foi apresentado durante as Jornadas Técnicas do Castanheiro, inseridas no âmbito da Feira da Castanha e Paladares de Outono, vai financiar a intervenção em cerca de 250 hectares de souto no concelho de Trancoso, através da aplicação de tratamentos às árvores e implementação de medidas de higiene nos soutos de maneira a impedir a difusão da doença da tinta.
O projecto pretende dar formação aos produtores e instalar uma série de estruturas para apoiar nas medidas de higiene e tem em vista “o tratamento em larga escala de áreas de castanheiro afectadas pela doença da tinta em Trancoso e em Itália, nos municípios de Canepina e Vallerano e de sobreiro em Espanha na região da Andaluzia e na Itália, na Sardenha e no Município de Monte San Biagio”.
O consórcio é liderado pelo Município de Monte San Biagio (Itália) envolvendo outros parceiros de Itália, a Universidade de Tuscia, Universidade de Sassari, Município de Canepina, Município de Vallerano, Região de Lazio, Parque Natural e Regional Monti Ausoni e Lago di Fondi e a Sociedade Agrícola Monte Arcosu.
Por Portugal integram o consórcio a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que fará parceria com a Câmara Municipal de Trancoso.
De Espanha integram o consórcio a Universidade de Córdoba, o Centro de Investigações Aplicadas e Desenvolvimento Rural, Agrotecnologias Naturais e La Almoraima.