Seia


AS XV Jornadas do Conhecimento, organizadas pela Galeria Paz de Espírito, de Seia, vão incluir um Ciclo de conferências sobre “A Família e os jovens: da esperança à alegria”. A organização pretende dar continuidade ao caminho começado nas Jornadas anteriores e reflectir sobre as novas realidades da Família, quer de fé quer de vivência e convivência dos jovens, na caminhada sinodal e também a caminho da JMJ.
Associado à realização das XV Jornadas do Conhecimento vai estar a comemoração dos 15 anos da Galeria Paz de Espírito, que foi a fundadora desta Jornadas e que ao longo destes anos se pautou pela proximidade junto das pessoas e das causas sociais. Para além de ser um espaço comercial, a Galeria Paz de Espírito é muito mais do que uma livraria, realizando uma política social muito forte e vincada, procurando e desenvolvendo parcerias na região, aos mais diversos níveis.
As actividades desenrolar-se-ão no Arciprestado de Seia-Gouveia e farão parte do programa três conferências em várias paróquias, dois workshops nas Escolas do Concelho de Seia, bem como um Concerto de Oração para os jovens, na caminhada que estão a fazer de preparação para as JMJ. O programa integra a realização de um Retiro Quaresmal e o I Curso Bíblico.
As conferências serão apresentadas pelos Professores da Universidade Católica Portuguesa, Juan Ambrósio e Eduardo Duque e pelo Biblista e Franciscano, o Frei Herculano Alves. Estarão presentes o Reitor do Seminário da Guarda, Padre Paulo Figueiró e o Bispo diocesano, D. Manuel Felício.
AS Jornadas têm como objectivo olhar a família e os jovens a partir da realidade actual e reflectir de forma aberta e construtiva sobre algumas das questões ligadas à família, nomeadamente como se relaciona e organiza a família neste novo paradigma social, associando ao mesmo tempo, a realidade da Jornada Mundial da Juventude, como evento único para estas gerações.
As XV Jornadas do Conhecimento são organizadas pela Galeria Paz de Espírito, de Seia, a Diocese da Guarda, através dos Arciprestados de Seia-Gouveia, bem como dos Professores de Educação Moral e Religiosa Católica. Estas Jornadas têm o apoio e colaboração do Município de Seia, da União de Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, bem como do Agrupamento de Escola de Seia e da Escola Evaristo Nogueira, em São Romão.