De 13 a 18 de Julho, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP)

vai promover a 17.ª edição do Campo de Férias para jovens com Diabetes entre os 13 e os 17 anos. A edição deste ano vai ter lugar na Quinta do Crestelo, em Seia, e vai contar com a presença de 24 jovens, que vão aprender a gerir melhor a sua doença através do exercício físico, alimentação e optimização das terapêuticas bem como através da partilha das suas vivências.
De acordo com João Raposo, director clínico da APDP, “todos os anos a Associação promove estes campos de férias com o objectivo de proporcionar a estes jovens um leque de actividades de formação que os ajudará a viver melhor com Diabetes.” “Este ano uma das novidades passa pela utilização de um avançado sistema de monitorização contínua da glicemia, que vai permitir prevenir eventuais hipoglicémias (um dos maiores receios das pessoas com diabetes) e melhorar o ajuste terapêutico destes jovens,” refere Marina Dingle, enfermeira da APDP.
Durante os dias do campo de férias, os jovens vão realizar diversas actividades físicas, como por exemplo, escalada, equitação ou slide. Ao longo dos seis dias, os jovens contam com a presença permanente de cinco monitores e de uma equipa de saúde constituída por dois médicos, dois enfermeiros, uma dietista, uma psicóloga e uma auxiliar.
A APDP é uma instituição particular de solidariedade social no âmbito da saúde, reconhecida oficialmente de superior interesse nacional e dotada de autonomia técnica, administrativa e financeira. Presta cuidados de saúde globais e de protecção às pessoas com diabetes, numa zona de influência correspondente ao território nacional e com ligações no campo assistencial, de investigação e formativo a várias instituições e organizações internacionais.