Seia


Cabeça, no concelho de Seia volta a ser “Aldeia Natal” , entre 7 de Dezembro e 1 de Janeiro e promete, mais uma vez, um cenário idílico, associado a uma programação apelativa alusiva à época natalícia.
De acordo com a organização, a iniciativa Cabeça, Aldeia Natal, na Aldeia de Montanha de Cabeça, resulta de uma candidatura submetida pelos habitantes da aldeia de Cabeça ao Concurso “Seia, Comunidade Participativa”, acção promovida pelo Município de Seia no âmbito da Agenda 21 Local de Seia que desafiou os munícipes a apresentarem ideias com interesse colectivo para a comunidade, que fossem de encontro às questões ambientais, de sustentabilidade e de promoção e valorização do território. A ideia de Cabeça foi sagrada vencedora, tendo recebido do Município o prémio de cinco mil euros.
Os habitantes da aldeia abraçaram o projecto “Cabeça, Aldeia Natal” e este ano, a 7ª edição está a ser implementada pelo Conselho Directivo dos Baldios de Cabeça, com o apoio da ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha e do Município de Seia.
A proposta é “vestir” de Natal esta aldeia de montanha, uma criação inspirada no imaginário de Natal na Serra da Estrela, na natureza, biodiversidade e respeito pelo meio ambiente no seu todo, de que resultará um produto turístico de valor acrescentado e de referência na Serra da Estrela, único na região e no país, distinto pela sua inovação, criatividade e sustentabilidade, estando em plena comunhão com os valores ambientais e culturais. A população da aldeia desenvolveu os materiais que enfeitam a aldeia de Natal, participando activamente nos trabalhos de eco decoração e design ligados à temática de Natal, com recurso a elementos naturais, excedentes agrícolas e florestais e lã da Serra da Estrela.
A organização adianta que nas últimas semanas houve muito trabalho para transformar “a Aldeia de Montanha de Cabeça na Aldeia de Natal mais autêntica e genuína do país”, um “projecto comunitário em que todos os habitantes participam”.
A abertura oficial da Aldeia Natal está marcada para este sábado, 7 de Dezembro, às 15.00 horas, a que se seguirá o Presépio Vivo, o Concerto de Natal com o Grupo Balancé da Cabeça e a magia da iluminação de Natal.