Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela


A segunda edição da iniciativa aBEIRAr começa no próximo dia 19 de Novembro, com apresentação pública em Caria, concelho de Belmonte, que contará com a presença dos representantes dos 15 municípios e respectivos parceiros.
Cada um dos eventos tem em comum o objectivo de promover o território enquanto laboratório vivo, através do cruzamento de saberes (tradicional, empírico, científico, académico), ao mesmo tempo que dá a conhecer a investigação e a inovação a acontecer no território, explorando novas fronteiras de colaboração entre a ciência e os cidadãos. Por outro lado, cada evento tem uma identidade própria e enraizada no conhecimento, património e cultura locais, que dá o mote às colaborações e actividades que acontecem.
A iniciativa aBEIRAr nasce do cruzar de objectivos comuns entre a Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, a Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo, o Estrela Geopark Mundial da UNESCO e a Universidade da Beira Interior.
A iniciativa aBEIRAr começa em Belmonte, no dia 19 de Novembro de 2022 e é dedicada ao tema “Turismo Religioso-Científico. Uma Fronteira por Explorar?”.