Sabugal


O Município do Sabugal formalizou a sua adesão à Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora (projecto do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora), que pretende atrair investimento para Portugal enquanto apoia emigrantes portugueses ou lusodescendentes.
A cerimónia decorreu, no dia 22 de Junho, em Idanha-a-Nova, durante o I Fórum dos Gabinetes de Apoio aos Emigrantes e ao Investimento da Diáspora.
De realçar que, desde 2003, o Município do Sabugal conta com um Gabinete de Apoio ao Emigrante, através do qual presta um serviço de apoio ao emigrante, residente ou não em Portugal, empreendedores e investidores.
O Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora, tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pelo Ministério da Coesão Territorial, visa reforçar o apoio ao regresso de portugueses e de lusodescendentes, apoiar o investimento da Diáspora em Portugal, contribuir para a fixação de pessoas e empresas nos territórios do interior e para o seu desenvolvimento económico, fazer das comunidades portuguesas um factor de promoção da internacionalização de Portugal e de diversificação de mercados da economia portuguesa.
O Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora está vocacionado para identificar, apoiar e facilitar o micro e pequeno investimento com origem nas Comunidades Portuguesas e Luso-descendentes dirigido a Portugal, acompanhar projectos em curso ou em perspectiva e estimular e orientar as iniciativas de internacionalização de empresas de base regional, da referida dimensão.