Sabugal


O trabalho que tem sido desenvolvido no território do concelho do Sabugal, através da disponibilização de um conjunto de respostas sociais diferenciadoras, nomeadamente à terceira idade, foi realçado na sessão de abertura do Seminário ‘Estimular (mas) com amor – Envelhecimento positivo’, que decorreu no dia 21 de Outubro, no Auditório Municipal do Sabugal. Vítor Proença, Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, e Américo Barroca, Presidente do Lar de Santo Antão (Aldeia do Bispo), destacaram o papel das respostas sociais existentes no concelho, nomeadamente a estreita articulação entre a Autarquia e as Instituições Particulares de Solidariedade Social.
O concelho do Sabugal conta, actualmente, com 26 Instituições Particulares de Solidariedade Social, que diariamente se empenham na melhoria dos serviços prestados em prol do bem-estar dos idosos, apostando em estratégias de envelhecimento positivo, em que saber cuidar (mas) com amor é primordial.
A iniciativa, que juntou dezenas de participantes, foi organizada pelo Município do Sabugal e do Lar de Santo Antão – Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora dos Milagres de Aldeia do Bispo. “Esta jornada surge na senda de outras iniciativas promovidas, particularmente, pelas duas entidades e que pretendem destacar a relevância da temática do envelhecimento positivo, a qual serviu de mote a este Seminário, em que estiveram reunidos dirigentes e técnicos de diferentes IPSS, maioritariamente concelhias, naquele que foi também, um momento de encontro entre todos”, adiantas a autarquia do Sabugal, em comunicado.
As comunicações versaram sobre a Musicoterapia, Importância da Identificação e Caracterização dos Défices Cognitivos da Pessoa Idosa, Abordagem Centrada na Pessoa com Demência, Brincoterapia, Papel das Estruturas Residenciais na Prestação de Cuidados, procurando reinventar novas abordagens e estratégias promotoras de inovação. No encontro foi apresentado o Plano Gerontológico do Sabugal, o Projecto Municipal Laços e o Projecto Lúdicognitividade – Estimulação das Funções Executivas através da Prática de Jogos de Estimulação Cognitiva, numa enriquecedora partilha de conhecimentos e de novas aprendizagens.