Orçamento de Estado para 2022 não consagra qualquer redução do valor das portagens


Plataforma P’la Reposição das SCUTS na A23 e na A25 vai propor ao governo a suspensão imediata do pagamento de portagens nas ex-SCUTs do Interior (A23, A24 e A25), minimizando assim os efeitos negativos atrás referidos e manter a nossa exigência de redução em 50% em 2022 sobre o valor actualmente em vigor e a aprovação da total reposição das SCUTs no Interior no Orçamento de Estado de 2023.
Para avaliar esta possibilidade a Plataforma também pretende reunir com o Governo e solicitar reuniões aos grupos parlamentares, a começar pelo do PS.
A Plataforma promete realizar, entre os dias 9 e 20 de Maio, acções públicas descentralizadas na Covilhã, Castelo Branco, Fundão, Belmonte, Guarda e Seia compostas de buzinões e distribuir documentos à população e automobilistas, caso as pretensões relacionadas com as portagens não sejam acolhidas.
Estas acções vão terminar com a realização de uma manifestação/concentração, no dia 21 de Maio, pelas 16.00 horas, junto da Secretaria de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, em Castelo Branco.
A Plataforma P’la Reposição das SCUTS na A23 e na A25 dá conta de que a proposta de Orçamento de Estado para 2022 não consagra qualquer redução do valor das portagens para o ano em curso. O relatório do Orçamento de Estado refere-se às portagens, mas apenas na perspectiva dos impactos da redução de 2021 nas contas para 2022.
A Plataforma considera que esta omissão contraria o prometido pelos(as) candidatos(as) do PS e pelo seu Secretário-geral nas recentes eleições legislativas e não corresponde ao inscrito no Programa de Governo, recentemente apresentado na Assembleia da República.