Pinhel


A Câmara Municipal de Pinhel aprovou o orçamento para 2024 no valor de 24,5 milhões de euros, na reunião do dia 27 de Novembro.
O Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, disse que “este orçamento é o mais baixo dos últimos anos”, acrescentando que é também “o mais rigoroso possível”.
As Grandes Opções para 2024 integram vários projectos estruturantes que ficam a aguardar oportunidade de candidatura aos programas comunitários que venham a surgir.
Rui Ventura lembrou a reunião tida recentemente entre os Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), a fim de analisar os projectos e investimentos que cada Município pretende executar e quais as possibilidades de financiamento Resultado desta negociação entre municípios e CCDRC, Pinhel conseguiu garantir cerca de 5 milhões e 700 mil euros no âmbito do ITI – Investimento Territorial Integrado.
Rui Ventura disse tratar-se de “um valor considerável que permitirá avançar com novos projectos e que faz com que os próximos tempos sejam de expectativa”.
Em relação ao Orçamento para 2024, o Presidente da Câmara sublinhou a importância de alguns investimentos, nomeadamente a aquisição de autocarros eléctricos que permitam ao Município assegurar os transportes escolares, assim como a Estratégia Local de Habitação que prevê a aquisição e recuperação de edifícios a custos controlados para arrendamento. Ao todo, a autarquia prevê ficar com 49 fogos / habitações, num investimento que ronda os 5 milhões de euros.
No que se refere a eventos, o autarca disse que 2024 será marcado pelo regresso da Feira Medieval, mantendo-se os restantes “grandes eventos” que, ainda assim, serão realizados com alguma contenção, nomeadamente em termos logísticos.
O Orçamento do município de Pinhel para 2024, que contempla despesas e receitas na ordem dos 24,5 milhões de euros, foi aprovado por maioria pelo Executivo Municipal, devendo agora ser sujeito a análise e votação por parte da Assembleia Municipal de Pinhel.