Pinhel


De 21 a 25 de Agosto, Pinhel vai viver mais uma edição das Festas da Cidade com um programa que inclui música, desporto, inaugurações e as comemorações do Dia da Cidade. No dia 24 de Agosto destaca-se um espectáculo musical com o cantor Mickael Carreira, a realizar no Largo dos Combatentes.
No entanto, o destaque do programa vai para o dia 25 de Agosto, segunda-feira, quando será assinalado o 246.º aniversário da cidade de Pinhel. O programa comemorativo inclui, entre outros momentos, a inauguração de um monumento de homenagem a Camilo Castelo Branco (no Largo Ministro Duarte Pacheco), a inauguração da Casa da Cultura (edifício do antigo Paço Episcopal) e da Zona Urbana Requalificada (Rua da Liberdade, Largo José Dias Coelho e Rua da República).
Recorde-se que a Câmara Municipal de Pinhel adaptou o antigo edifício do Paço Episcopal, que nos últimos anos funcionou como Residência de Estudantes, a Casa da Cultura, para acolher um Museu dedicado ao Mestre Soares, o Museu Municipal e a Biblioteca Municipal.
O presidente da autarquia, Rui Ventura, disse ao Jornal A Guarda que o Museu Pintor Mestre José Manuel Soares albergará cerca de 175 obras. Referiu que o Mestre Soares é o autor das ilustrações dos livros de História de “há uns anos”. “Todas essas ilustrações vão estar nesse Museu. Estamos a falar de quadros com dimensões de 2 metros, onde se retractam as batalhas em que Portugal esteve envolvido. Nós queremos criar um cluster para as escolas a nível nacional”, declarou. O Museu Pintor Mestre José Manuel Soares comportará diversas áreas distintas, designadamente área de Exposição Permanente, área de Reserva e Centro Documental.