Nos dias 13, 14 e 15 de Fevereiro


A Câmara Municipal de Pinhel vai promover, nos dias 13, 14 e 15 de Fevereiro a 20.ª Feira das Tradições e Actividades Económicas do concelho, que contará com cerca de 200 expositores que irão ocupar dois pavilhões do Centro Logístico que funciona nas instalações da antiga fábrica Rhode. “Em 2015, cumprimos a vigésima edição da Feira das Tradições e, como tal, só podemos aspirar a fazer a maior e a melhor de todas as feiras dos últimos 20 anos”, afirmou o presidente da Câmara, Rui Ventura, no passado sábado, dia 24 de Janeiro, na sessão oficial de apresentação do certame, realizada na Freguesia de Lameiras onde a população, durante o dia, foi recriando tradições que perduram no tempo.
De acordo com o autarca, o evento anual continua a ter como grande objectivo a promoção dos produtos endógenos do concelho. “Efectivamente, há em Pinhel produtos de excelência que não podemos deixar de referir e de apresentar como os nossos melhores embaixadores. Refiro-me, naturalmente, ao vinho de Pinhel, mas também ao azeite, ao mel, à amêndoa, produtos aos quais ainda podemos somar, por exemplo, as afamadas Cavacas de Pinhel, cuja procura é cada vez maior. Mas nem só de produtos e de produtores pinhelenses é feito este certame. De facto, as nossas portas estão também abertas a expositores de outros pontos do país, que muito nos apraz receber, e que contribuem também para a diversificação e atractividade da Feira das Tradições”, disse.
Em relação ao futuro espaço da feira, Rui Ventura anunciou que no decorrer do certame será apresentado publicamente o projecto do novo equipamento que “será a sede da Feira das Tradições e, estamos em crer, de outros eventos que o Município venha a realizar ou a apoiar”.
O programa da 20.ª Feira das Tradições e Actividades Económicas de Pinhel começa no dia 13 de Fevereiro, pelas 14.00 horas, com a realização de um Desfile de Carnaval que terá 20 carros alegóricos e contará com a participação de 860 alunos, 87 professores e 41 auxiliares. À noite, às 23.30 horas, o destaque vai para um concerto do músico Pedro Abrunhosa.
No sábado, dia 14, será realizado um colóquio subordinado ao tema da Feira, com início às 14.30 horas, no decorrer do qual será apresentado o projecto do novo equipamento destinado a acolher a Feira das Tradições, seguindo-se a entrega dos Prémios do Concurso de Fotografia Objectiva Pinhel. Ao fim da tarde, actuará a Banda Filarmónica de Pínzio e, ao início da noite, realiza-se o tradicional concerto do grupo Trovas da Beira (música portuguesa). Pelas 23.30 horas, subirá ao palco da Feira das Tradições, o cantor Berg, vencedor do concurso Factor X, da SIC. No domingo, dia 15, último dia do evento, haverá animação, a partir das 14.30 horas, com Pinhel em Festa - Festa da Cultura Popular protagonizada pelos grupos locais: Grupo de Bombos São Bernardo (Quintã dos Bernardos); Grupos de Concertinas do CDEP, do Safurdão, das Freixedas, da Casa do Povo de Pinhel e de Alverca da Beira/Bouça Cova. Actuará ainda o Rancho Folclórico Flor do Campo, de Souropires. Pelas 21.30 horas, actuará o fadista Marco Rodrigues e, a encerrar o programa da Feira, realiza-se, a partir das 22.30 horas, um tradicional Baile de Carnaval e um Concurso de Máscaras.
O presidente da Câmara Municipal de Pinhel considera que “são muitos e muito bons os motivos para visitar a Feira das Tradições, que terá lugar em Pinhel, nos dias 13, 14 e 15 de Fevereiro”.