Carnes da Montanha


Concurso Nacional de Carnes Tradicionais Portuguesas
O naco de carne Jarmelista foi uma das carnes premiadas com medalha de ouro, no 11º Concurso Nacional de Carnes Tradicionais Portuguesas, promovido pela CNEMA e pela Qualifica/oriGIN Portugal. O concurso também premiou o lombo, o hambúrguer e as almôndegas de carne Barrosã, o lombo e o hambúrguer de carne Cachena da Peneda, o lombo de carne Marinhoa, o lombo de carne Mirandesa e o lombo de carne Maronesa. A avaliação de cada produto foi feita em prova cega.
O Concurso Nacional de Carnes Tradicionais Portuguesas tem como objectivo premiar, promover, valorizar e divulgar os produtos tradicionais, genuínos e exclusivamente produzidos em Portugal. No total, as Carnes de Montanha arrecadaram 9 medalhas de ouro, que reafirmam a qualidade e excelência destas carnes de raças autóctones de sabor inigualável.
“É com muito agrado que vemos as nossas raças serem premiadas neste Concurso Nacional. Sabemos que trabalhamos com raças únicas no País, provenientes de Reservas da Biosfera da UNESCO, de Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial reconhecidos pela FAO, de Parques Naturais e do Mosaico Agroflorestal Douro e Minho, e isso reflecte-se na qualidade das carnes que vendemos” disse Idalino Leão, Administrador das Carnes da Montanha.
Em comum, todas estas carnes têm uma forte ligação à natureza e ao território, muitas delas detêm qualificação de Denominação de Origem Protegida (DOP), respeitando elevados padrões do bem-estar animal e de qualidade que asseguram o máximo de frescura desde o prado até ao prato.
As Carnes da Montanha integram um total de sete raças de bovinos, altamente diferenciadas.
Com um modo de produção sustentável e biológico, em ambiente de montanha, a carne da raça Jarmelista, criada no distrito da Guarda, é um produto endógeno de elevado valor que tem um papel fundamental na preservação da biodiversidade. Esta carne é uma das rainhas da mesa beirã e destaca-se pela sua singularidade.