Investimento de 6,7 milhões de euros


A Infraestruturas de Portugal vai investir 6,7 milhões de euros na modernização de um troço de 12 quilómetros da linha ferroviária do Douro, entre Ferradosa e Freixo de Numão.
Em comunicado a empresa refere que já deu início aos trabalhos de reabilitação da superestrutura de via num troço de cerca de 12 quilómetros entre as estações ferroviárias de Ferradosa (quilómetro 151,335), no concelho de São João da Pesqueira (distrito de Viseu), e Freixo de Numão (quilómetro 163,1), em Vila Nova de Foz Côa (distrito da Guarda).
O investimento total é de 6,7 milhões de euros, dos quais quatro milhões de euros são relativos à empreitada e os restantes 2,7 milhões de euros são destinados à aquisição de materiais.
A Infraestruras de Portugal adianta que a obra tem em vista o “reforço dos níveis de segurança, qualidade, fiabilidade e disponibilidade da infra-estrutura” e “a melhoria dos níveis de conforto e comodidade para os utilizadores do transporte ferroviário”.
A empreitada tem um prazo de execução de 300 dias e prevê a “execução de trabalhos de substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão ‘bibloco’, a substituição de carril e a transformação de barra curta em barra longa soldada”.
O investimento vai ser concretizado no âmbito do Plano de requalificação da Linha do Douro da Infraestruturas de Portugal, cujo desenvolvimento será assegurado de forma faseada, estando já executada a intervenção no troço Caíde-Marco, obra desenvolvida no âmbito do Ferrovia 2020, e a reabilitação do troço Pinhão-Tua, obra recentemente concluída.
A obra, com um prazo de execução de 300 dias de calendário foi adjudicada à Mota Engil Railway Engineering S.A. pelo valor de 4 milhões de euros, ao qual se somam cerca de 2,7 milhões de euros relativos aos materiais a aplicar, perfazendo um investimento global na ordem dos 6,7 milhões de euros.