Semana de Inovação dedicada à lã acontece de 14 a 21 de Maio


“Lãnd - Wool Innovation Weekum” é o novo “projecto do Município de Manteigas para o Mundo” que culminará com uma Semana de Inovação dedicada à lã, de 14 a 21 de Maio.
Até Maio, o evento conta com residências criativas, concursos de design, conferências, workshops, dias abertos, sessões de co-criação com as comunidades locais e exposições.
Lãnd é uma iniciativa promovida pelo Município de Manteigas em parceria com a ADIRAM - Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, e co-financiada no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE “iNature - Turismo Sustentável em Áreas Classificadas” do Centro 2020, integrado no Eixo Experimentação: Aldeias de Montanha Ecossistema Criativo e Comunitário.
Na apresentação do projecto, que decorreu no dia 2 de Março, no Centro Energia Viva de Montanha, o Presidente da Câmara Municipal de Manteigas referiu que a ideia passa por trabalhar a lã. Flávio Massano lembrou que “a lã, já é trabalhada em Manteigas há muitos anos, já tem um forte carimbo, um grande selo de qualidade e inovação associado”, mas o munício quer trazer mais, queremos adicionar, queremos ajudar os empresários locais a que possam sentir que o município está do lado deles e que está do lado da solução, da inovação e do apoio à internacionalização deste tema”.
Num concelho onde já existiram 32 empresas ligadas à indústria dos lanifícios que trabalharam a lã ao longo dos últimos séculos nasce um novo projecto que pretende ajudar a firmar o tema da lã. A autarquia de Manteigas pretende envolver os concelhos vizinhos da Covilhã e da Guarda na afirmação desta nova marca. O objectivo passa por fazer da lã uma marca da Serra da Estrela e não apenas de Manteigas. “Quero que encaremos isto como a porta do início de um projecto que vai unir também povos e que vamos derrubar, em sentido figurado, a montanha que nos separa”, disse Flávio Massano.
Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, disse que “Manteigas é um exemplo para os territórios do interior” pois acredita que “sempre foram territórios de oportunidade”, com “projectos que ligam a inovação à história”.
O projecto refere que “a lã dos ovinos de raça Serra da Estrela e Churra Mondegueira afirma-se pela sua qualidade, comportamento térmico e produção sustentável com atributos estéticos. Tradicionalmente, esta lã era usada para fazer uma grande diversidade de panos, tais como o burel, saragoça ou briche, que por sua vez entravam na confecção de diferentes peças de vestuário, cobertores e mantas.
Nos últimos anos a indústria dos lanifícios reinventou-se criando novos produtos em burel e acrescentado valor por via do design. Manteigas aparece como a casa de produtos de excelência, de marcas reconhecidas nacional e internacionalmente pelo seu design e qualidade, de que são exemplo a Burel Factory e Ecolã.
Este caminho de valorização e reconhecimento da lã tem sido traçado, e bem, pelos empresários locais. O grande propósito Lãnd - Wool Innovation Week, é dar continuidade a esse trabalho de valorização da lã, enquanto valioso recurso endógeno e sustentável, produzido em total sintonia com os princípios da economia circular.
O projecto enquadra-se nos seguintes Objectivos de Desenvolvimento Sustentável: Cidades e Comunidades Sustentáveis, Produção e Consumo Sustentável, Acção Climática e Proteger a Vida Terrestre.