Manteigas


“A sustentabilidade económica e social em Manteigas vê-se num número muito concreto este ano”, pois “vamos ter mais trinta bebés”, disse o Presidente da autarquia, na apresentação do projecto“ Lãnd - Wool Innovation Weekum”. Flávio Massano adiantou que “parece um número patético mas tem uma grande carga simbólica”, se comparado com 2013, ano em que nasceram apenas 7/8 crianças em Manteigas.
“Estamos em 2023, dez anos depois, e este número muito se deve ao desenvolvimento económico e sustentado dos privados”, considerou o autarca. E acrescentou: “Hoje podemos dizer que temos 30 nascimentos em Manteigas”.
Flávio Massano recordou que “Manteigas já tinha recebido o prémio de reconhecimento da Marktest do concelho do país com melhor qualidade de vida” e “agora somos o terceiro destino turístico de maior sucesso em 2023”.
Manteigas liderou a lista do ‘rating’ de qualidade de vida, indicador que a Marktest disponibiliza na sua aplicação web Municípios Online. Uma análise do rating de qualidade de vida para a edição de 2020 revelou que o concelho de Manteigas era o que regista um valor mais elevado. O rating de qualidade de vida é composto por 15 indicadores que medem a qualidade de vida de cada concelho. Cada indicador foi classificado com uma notação de 1 a 20 tendo em conta a posição do concelho no conjunto dos 308 concelhos do país.
Já este ano, o Município de Manteigas foi distinguido como o terceiro destino de maior sucesso turístico, numa cerimónia que decorreu no âmbito da IPDT Tourism Conference’23, em Vila Nova de Gaia, organizada pelo IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo.
Flávio Massano considerou que só foi possível alcançar estes resultados com sustentabilidade económica, social e ambiental.
Em relação à sustentabilidade económica deu conta de que todo o ecossistema empresarial que surgiu nas últimas décadas permitiu que “os jovens pudessem viver, casar, fazer vida em Manteigas”. Em teremos sociais destacou a existência de emprego. Admitiu mesmo que, neste momento, “Manteigas tem praticamente pleno emprego”. E explicou: “Hoje em dia é difícil recrutar neste território. Um dos desafios deste território é encontrarmos pessoas para trabalhar”.
Na parte ambiental, lembrou que o concelho de Manteigas está incluído num Geopark Mundial da Unesco e que faz parte do Parque Natural da Serra da Estrela.