Ir á descoberta de novos destinos e lugares deslumbrantes é um desafio que não deixa ninguém indiferente,

principalmente em tempo de férias. As propostas aparecem de todos os quadrantes e, muitas vezes, deixamo-nos fascinar por lugares longínquos e exóticos, mesmo sem conhecermos tanta beleza escondida na região em que vivemos. 
As grandes cidades, recheadas de património histórico e cultural, serviram de roteiro a milhares de turistas, ao longo das últimas décadas. Nunca foi tão simples e fácil viajar, pelo mundo, como agora. As agências de viagens proliferaram de forma espantosa e tornaram-se intermediárias de autênticas aventuras de família ou de grupos de amigos. Viajar por esse mundo fora passou a ser um hábito para um número elevado de pessoas. Não estivesse a humanidade a enfrentar uma pandemia devastadora e, nesta altura, muitos portugueses estariam de malas aviadas. Se para uns viajar é sinónimo de divertimento e descontracção, para outros é sinal de conhecimento e novas aprendizagens. Mas, este ano, tudo parece ser diferente. Houve necessidade de reprogramar prioridades. A incerteza sobre as verdadeiras consequências económicas e sociais de um vírus, que continua sem dar tréguas, ditou o fim de projectos e sonhos, para as ditas férias de Verão. 
Desta vez parece ser muito mais sensato “ir para fora cá dentro” com a certeza de que, também por aqui, há coisas e lugares maravilhosos para descobrir. Parece ser este o tempo de descobrir uma região onde abundam aldeias espalhadas por vales e montes, cheias de encantos e saberes, cheias de património e tradição, embora cada vez mais despovoadas de gente. Dizem que “agora já é tempo” de visitar e passar por estes lugares recônditos e esquecidos de um Portugal que também caminha cada vez mais para os grandes centros populacionais. Dizem que “agora já é tempo” de conhecer fortalezas e castelos, igrejas e solares, rios e ribeiras… que sempre por aqui estiveram à espera de visitantes.Foi preciso uma pandemia para darmos conta de que “agora já é tempo” de darmos valor ao que é nosso e nos distingue como povo, como região. Que este seja o tempo destes lugares únicos e tão maravilhosos!