Em Fornos de Algodres, Guarda, Mêda, Sabugal e Seia


O IPG - Instituto Politécnico da Guarda vai criar uma Incubadora de Iniciativa Tecnológica que terá “polos ou incubadoras próprias” nos concelhos de Fornos de Algodres, Guarda, Mêda, Sabugal e Seia.
De acordo com o IPG “a incubadora será desnuclearizada e estará particularmente vocacionada para acolher ‘startups’ cuja actividade incida sobre as áreas de Automação, Logística, Acção Social e Mundo Digital”.
Este projecto pode mesmo ser alargado “a mais concelhos que pretendam cooperar” com o IPG.
Joaquim Brigas, Presidente do IPG, adianta que “decidimos criar uma incubadora desnuclearizada de forma a dar oportunidade aos empreendedores dos diferentes concelhos de usufruírem dos benefícios associados à incubadora. É uma forma de apoiarmos, em estreita articulação com as necessidades dos mesmos, a inovação e a iniciativa empresarial nos vários pontos do distrito da Guarda”.
O IPG vai mobilizar as suas valências para potenciar a incubadora, nomeadamente através da partilha de conhecimento dos centros de investigação com o tecido empresarial.
A incubadora encontra-se associada ao Ecossistema Tecnocientífico Avançado que está a ser desenvolvido pelo IPG, o qual também inclui um Centro de Competências em Blockchain para reforçar o apoio à modernização da actividade de instituições públicas e privadas, e um programa “Hi-Tech Roamers”, para atrair e acolher nómadas digitais que exerçam a sua atividade na área das tecnologias digitais.
O IPG também vai disponibilizar um espaço em sistema de ‘cowork’, equipado e com acesso à internet, para os interessados “trabalharem e desenvolverem os seus projectos”.
Recorde-se que o IPG celebrou recentemente um protocolo de cooperação com o município de Mêda, para permitir a “descentralização do ensino superior para aquele território”, no âmbito da incubadora “Mêda Investe”, que está incluída no Plano de Desenvolvimento Estratégico do Concelho. O protocolo prevê “a realização de formações, o apoio a novas empresas através da transferência de competências, no domínio da gestão e da estratégia empresarial, e o apoio na criação das empresas que integrem o projecto ‘Mêda Investe’, através da partilha de ‘know-how’ técnico e científico”.