Guarda


“Texto e contextos na obra de Vergílio Ferreira” é o tema do ‘Ciclo de Conferências Internacionais . A Europa dos Escritores’, que vai decorrer na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, no dia 26 de Outubro, pelas 18.00 horas. Desta vez o orador convidado é António José Dias de Almeida que fará a abordagem da obra de Virgílio Ferreira, tendo, fundamentalmente, como tema a Guarda e a forma como o escritor se lhe refere na ficção, v.g. Estrela Polar e também as referências à cidade existentes nos vários volumes da Conta-Corrente.
António José Gouveia Dias de Almeida, de 78 anos, é professor aposentado do Ensino Secundário. Licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa, exerceu funções docentes na cidade da Guarda, na Escola Secundária Afonso de Albuquerque.
Foi membro da Comissão Executiva do Centro de Estudos Ibéricos. Autor da Antologia Guarda Livros – Textos e Contextos e, entre outras obras, colaborou em ‘A Guarda Formosa da Primeira Metade do sec. XX’. Participa com regularidade em palestras, conferências, colóquios e em outras actividades de índole cívica e cultural.
Esta iniciativa tem a parceria da CLEPUL - Universidade de Lisboa, a colaboração do Instituto Politécnico da Guarda, Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque e Agrupamento de Escolas da Sé.
Este Ciclo de Conferências tem a coordenação científica de Jorge Maximino.