Guarda


No dia 14 de Outubro realizou-se, no Seminário Maior da Guarda, a primeira reunião geral, com a presença de 20 professores de EMRC – Educação Moral e Religiosa Católica. Neste primeiro encontro, que teve como lema “Com EMRC, transformamos o mundo!”, os docentes foram desafiados a viver a sua entrega à disciplina como uma verdadeira missão, despertando nos alunos o desejo de serem pessoas mais completas e ajudando-os a fazer o caminho na descoberta do projecto de vida.
Durante a manhã, foram apresentadas diversas propostas do Plano de Acção Diocesano de EMRC, direccionado para a mobilização de todos, no sentido de ajudar a transformar a realidade diocesana. Destacam-se as seguintes datas: XXVº Encontro Diocesano Interescolas, a realizar em Penamacor, no dia 19 de Março de 2024, sob o tema: “Com EMRC, Sonha, Vive e Atua”; a Semana Nacional da disciplina com algumas dinâmicas propostas a nível diocesano e nacional (SNEC); Vº Encontro Diocesano de alunos do 9.ºano, a realizar entre 28 e 29 de maio, no Parque Tempo Aventura do Cadaval.
Mais uma vez, também se destacou a importância da participação das escolas da diocese nos encontros nacionais de EMRC, direccionados para os alunos do Secundário, nos dias 12 e 13 de Abril, em Bragança e para os alunos do 1º ciclo, em Fátima, no dia 24 de Maio.
O Departamento Diocesano do Ensino Religioso Escolar organizará duas formações sob os temas: “Avaliar em EMRC, pressupostos e desafios” e “As dinâmicas de EMRC no 1º Ciclo”, que terão início nos 2º e 3º períodos, paralelamente às acções que estão propostas pelo SNEC/UCP. De salientar que estas iniciativas formativas serão feitas em parceria com as dioceses de Bragança e Coimbra.
Relembrou-se, ainda, as atividades “Biblie” e “BibliaMoov” da responsabilidade da Sociedade Bíblica, direccionadas, também para os alunos de EMRC. Foi ainda abordado o Projecto “Cáritas na Escola”, que este ano está na sua segunda edição, constituindo uma mais-valia para os nossos alunos na exploração dos valores como a paz e solidariedade.
Houve ainda oportunidade para um momento formativo/reflexivo, com Ana Fantasia, especialista na gestão de emoções e na interioridade.