Guarda


A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço promove esta tarde (7 de Janeiro), às 18.00 horas, o lançamento do nº 8 da colecção Gentes da Guarda. Trata-se do livro Nuno de Montemor: alma brava, meiga de José Manuel Monteiro.
A obra é uma abordagem ao percurso de Nuno de Montemor - Joaquim Augusto Álvares de Almeida, escritor de livros, pastor de almas e modelador de corações. Forte beirão dado ao seu semelhante, padre-capelão querido da cidade, raiano de gema e salmodista da plenitude da vida.
Esta iniciativa faz parte do ciclo dedicado ao autor, organizado pelas Câmaras Municipais da Guarda e do Sabugal.
No âmbito do destaque a Vergílio Ferreira, a decorrer ao longo do mês de Janeiro, no dia 9, pelas 16.00 horas, será apresentado o documentário de Lauro António, Prefácio a Vergílio Ferreira, seguido do colóquio A política e o riso num tríptico romanesco de Vergílio Ferreira por Jorge Costa Lopes.
De acordo com o realizador, o Prefácio a Vergílio Ferreira pretendia ser isso mesmo, um prefácio, uma introdução à obra de um escritor, recriada em imagens e sons, procurando criar uma melopeia audiovisual que, de alguma forma, reconstituísse, ainda que parcelarmente, o universo do escritor.