Guarda


Está para breve a alteração dos horários e itinerários dos Transportes Urbanos da Guarda.
No final da reunião da Câmara desta segunda-feira, 23 de Janeiro, Sérgio Costa disse que está em curso uma “reavaliação das rotas, dos horários, dos locais das paragens dos autocarros”, de maneira a que possam servir as pessoas. Garantiu que o actual executivo está a acompanhar todo este processo “mas sempre para ir de encontro às necessidades dos guardenses” o que significa “termos horários e carreiras que são as pretendidas pelos cidadãos”. E acrescentou: “Não vale a pena termos autocarros e carreiras vazias”.
Lembrou que o concurso para os Transportes Urbanos na Guarda “começou há pouco mais de dois anos” e explicou que quando o actual executivo tomou conta do processo, “o concurso estava no Tribunal Administrativo que tomou a decisão de contrariar a adjudicação que tinha sido feita pelo anterior executivo ao primeiro classificado o que o levou a entregar ao segundo classificado”.
“Este executivo foi dando seguimento ao concurso que estava dentro da Câmara da Guarda que vinha do executivo anterior”, referiu Sérgio Costa. Adiantou que “os prazos decorreram, segundo o ponto de vista legal. Entrou uma nova empresa, uma nova operadora e estamos a fazer o caminho para os novos horários, as novas rotas, para que tudo isso possa entrar em funcionamento”.
A avaliar pelas “reclamações legítimas dos guardenses em relação a horários que são alterados de uma forma muito substancial, ou cancelamento de carreiras”, o Presidente da autarquia disse que “os horários que foram estudados à época foram mal estudados, alguns deles”.
O executivo presidido por Sérgio Costa está disponível para fazer as alterações necessárias pois entende que “estes concursos de transportes urbanos é para irem de encontro às necessidades, às pretensões das pessoas que os utilizam”.