Guarda


O Município da Guarda entregou as Bolsas de Estudo a Alunos do Ensino Superior do concelho, no dia 5 de Abril. Foram concedidas 50 Bolsas para o ano lectivo de 2022/2023, num investimento global do Município no valor de 160 mil euros, correspondendo a cerca de 3.200 euros, por bolseiro. Recorde-se que no ano transacto, o presidente da Câmara da Guarda tinha manifestado a intenção de rever o regulamento que classificou de “redutor”, por forma a abranger um maior número de estudantes. No ano lectivo de 2021 – 2022 foram entregues 14 bolsas de 1050 euros, cada, perfazendo um investimento de 14 mil e 700 euros.
As Bolsas Municipais da Guarda pretendem valorizar e premiar os jovens e são vistas pelo executivo municipal como um investimento no desenvolvimento da região, premeiam alunos da Guarda ou residentes no concelho há pelo menos três anos que optem por estudar na cidade mais alta ou na região da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela ou em qualquer outro ponto do país.
O Regulamento, revisto para este ano lectivo agora apoiado, pauta-se pelos princípios da transparência e proporcionalidade na atribuição de bolsas de estudo, definindo critérios gerais para a concepção das Bolsas de Estudo em condições de igualdade a todos os potenciais beneficiários e o acompanhamento e monitorização das bolsas concedidas.
Com este novo Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo a Alunos do Ensino Superior, o Município da Guarda pretende proporcionar apoio aos jovens do concelho.  O Município acalenta ainda a ideia de que num futuro próximo, esses mesmos quadros superiores possam regressar, após a conclusão dos estudos, e caso não estudem na Região, para se fixar na sua cidade ou aldeia.