Guarda
Seis meios aéreos e mais de uma centena de bombeiros combateram o incêndio na zona de Mizarela e Vila Soeiro, na proximidade dos Passadiços do Mondego, no concelho da Guarda, no domingo de Páscoa, dia 9 de Abril.
De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil às 16.40 horas do último domingo, encontravam-se a combater as chamas 110 homens, apoiados por 29 viaturas e seis meios aéreos.
O incêndio que deflagrou por volta das 11.00 horas, na localidade da Mizarela, obrigou a um reforço de meios ao longo da tarde, tendo sido dado como dominado às 20.22 horas.
De acordo com o Comando Sub-Regional das Beiras e Serra da Estrela, o incêndio lavrou numa zona de mato, tendo subido a encosta em direcção a uma área de eólicas.
Na reunião de Câmara desta segunda-feira, 10 de Abril, o Presidente Sérgio Costa disse que o incêndio rural, que no domingo atingiu a zona de Mizarela, levou, por precaução, ao cancelamento das visitas aos Passadiços do Mondego,
Nesse dia as queimas e as queimadas estavam proibidas devido às altas temperaturas, por isso, o autarca disse que pediu às autoridades que tenham “mão pesada para os prevaricadores” e também solicitou que haja uma “vigilância mais activa” na região.