Guarda


A Ministra-Adjunta e dos Assuntos Parlamentares anunciou, no dia 10 de Janeiro, a reabertura este ano das pousadas da juventude de Vila Real, Portalegre e Guarda e obras de reabilitação numa outra em Lisboa.
Ana Catarina Mendes fez o anúncio durante uma visita à Pousada da Juventude em Almada, integrada num roteiro de visitas desenvolvido pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto por associações juvenis e desportivas, serviços regionais do Instituto Português do Desporto e Juventude e Pousadas de Juventude.
A ministra disse que será feito um investimento de 1,2 milhões de euros para reabrir as três pousadas (Vila Real, Portalegre e Guarda) e recuperar a de Lisboa, no Parque das Nações, que tem actualmente 30 por cento da sua capacidade encerrada por necessitar de obras.
Confrontado com esta notícia, no final da reunião de Câmara desta segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal da Guarda considerou “muito importante” a reabertura da Pousada da Juventude, mas lamentou o facto de não ter sido informado, pois soube da decisão através da comunicação social.
Sérgio Costa garantiu que o município da Guarda “fará sempre parte da solução”, desde que o executivo considere “que seja uma boa solução para a Guarda e para o erário público guardense”.
Apesar de ainda não ter questionado o Governo sobre o assunto, por falta de oportunidade, o autarca da Guarda prometeu acompanhar o processo “ao longo das próximas semanas”.
Além da vertente de turismo direccionado para os jovens, as Pousadas de Juventude disponibilizam-se a estudantes do ensino superior, no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior que procura colmatar a problemática do alojamento estudantil.