Guarda | Castanheira


A Associação da Juventude Ativa da Castanheira vai organizar o Festival dos Enchidos da Castanheira, nos dias 25 e 26 de Março, na Castanheira, concelho da Guarda.
Esta iniciativa está integrada no Ciclo de Festivais de Cultura Popular da Guarda, que promove os saberes autênticos e genuínos da região e que aposta na divulgação e na promoção desse mesmo património cultural que importa preservar e levar a cada vez mais pessoas.
No concelho da Guarda, as morcelas de sangue, os farinheiros, as chouriças, o presunto e os buchos, são os enchidos que mais se produzem, todas estas iguarias são um repasto que identifica as gentes desta região. É no espírito de manter estas tradições acontece o Festival do Enchido onde será possível provar o melhor enchido da região.
Recorde-se que o Ciclo de Festivais de Cultura Popular da Guarda começou com a Festa do Chichorro, no mês de Janeiro, em Vila Mendo e só termina em Novembro.
O Município da Guarda pretende que este seja um ciclo verdadeiramente participado e, nesse sentido, criou um “Passaporte”, que terá a configuração de um pequeno livro de bolso, com a informação relativa aos Festivais de Cultura Popular e onde cada Entidade Organizadora validará, na área especificada para o efeito, com o respectivo carimbo alusivo à iniciativa, a participação do “Festivaleiro”. Em Dezembro serão sorteados três Passaportes que ganharão três super-cabazes de produtos e experiências no Mundo Rural do Concelho da Guarda.