Guarda


As Irmãs Hospitaleiras da Casa de Saúde Bento Menni, na Guarda, estão a realizar a XI Semana Aberta Maria Josefa Récio, até ao dia 16 de Outubro de 2023, através de um conjunto de iniciativas que visam promover a Saúde Mental.
O evento começou no dia 9, Dia Aberto com visita ao Centro e workshops dinamizados na Casa de Saúde. No dia 10, aconteceu a VII Marcha pela Saúde Mental para assinalar o dia Mundial da Saúde Mental, com o objectivo de despertar a importância da saúde mental no quotidiano da vida e ao longo de todas as idades. Esta iniciativa começou com a concentração na Alameda de Santo André, seguindo até à Praça Velha (Sé).
Para ontem estava previsto dinamizar rastreios cognitivos nas Piscinas Municipais da Guarda.
Na quinta e sexta-feira serão promovidos eventos de saúde mental no IEFP da Guarda e na Escola Carolina Beatriz Ângelo.Dia 14, terá lugar uma sessão de literacia e saúde mental, direccionada para pais, professores e comunidade em geral, denominada “Parentalidade Positiva”, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço. A XI Semana Aberta termina com duas sessões de literacia e saúde mental no TMG com o visionamento do filme “All the Bright Places”  e debate.
A Saúde Mental é um dos grandes desafios que a sociedade atravessa nos dias que correm. Hoje, mais do que ontem, temos de olhar para o amanhã de uma forma responsável, procurando estratégias eficazes na promoção da literacia em Saúde Mental. Só capacitando e dotando a sociedade de ferramentas e competências eficazes, conseguimos combater esta problemática, já denominada por muitos como uma “nova pandemia”.