Ensino

A Câmara Municipal da Guarda distribuiu, na quarta-feira, dia 3 de Setembro, vales de livros e de material escolar, no valor de 21.500 euros,

por alunos carenciados do concelho, abrangidos pela Acção Social Escolar, que no ano lectivo de 2014/2015 vão frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico.
A ajuda, que abrange 466 dos cerca de 1.500 alunos inscritos nas 27 escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho da Guarda, consiste na entrega de vales de comparticipação no valor de 50 euros (para os 283 alunos abrangidos pelo Escalão A da Acção Social Escolar) e de 40 euros (para os 183 estudantes do Escalão B), que vão ser trocados por livros e por material escolar nas várias livrarias da Guarda que aderiram à iniciativa.
Na cerimónia de entrega dos vales, realizada no Salão da Sede do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, referiu que a medida visa ajudar as famílias economicamente mais debilitadas e pretende contribuir para que os alunos tenham sucesso educativo. “Não é nenhuma despesa, é um grande investimento”, disse.
O autarca referiu que a Câmara da Guarda concede “mais apoios aos alunos do que os escalões da Lei”, indicando que, segundo a legislação, os estudantes do Escalão A recebem 45,80 euros e os do Escalão B apenas 22,90 euros, enquanto a sua autarquia atribui 50 euros aos alunos do Escalão A e 40 euros aos do B.
Álvaro Amaro anunciou que no próximo ano vai estudar um novo modelo de apoio social destinado aos alunos mais carenciados do concelho, que pode incluir mais escalões e possibilitar que os pais possam “adquirir directamente os livros e os materiais escolares nas livrarias”. “A nossa ideia é afinarmos ainda mais (o sistema de apoios) de modo a podermos fornecer directamente e satisfazer as necessidades básicas de um maior número de alunos”, acrescentou.
Os pais dos alunos do concelho da Guarda que receberam os vales escolares disseram que a medida é “louvável” por ajudar nas despesas com os estudos. “Já não temos que pagar tudo. É pouco, mas ajuda”, declarou ao Jornal A Guarda Fernanda Gonçalves, desempregada, que recebeu um vale de 40 euros para as despesas escolares com o filho que vai frequentar o 2.º ano de escolaridade.
“Alivia um pouco a carteira na compra de material escolar, porque já comprei os livros”, disse Sérgio Luís, que tem também um filho no 2.º ano e recebeu um vale no valor de 40 euros.