Guarda


António Saraiva é o novo presidente do Rotary Club da Guarda para o período 2014/2015, sucedendo a Isabel Reis Pereira, que cessou funções no passado dia 8 de Julho. A nova equipa dirigente liderada pelo arquitecto António Saraiva integra os nomes de Joaquim Rodrigues, Cameira Serra, Manuel Rodrigues e Isabel João.
A nova direcção tomou posse no dia 8 de Julho, durante um jantar rotário realizado numa unidade hoteleira da cidade, onde a anterior direcção entregou um quadriciclo eléctrico a um jovem com mobilidade reduzida, residente em Vale de Estrela.
O novo presidente disse ao Jornal A Guarda que durante o exercício de funções pretende continuar a “fomentar e a dinamizar” o Rotary Club, apostando na entrada de novos elementos. “As prioridades são sempre intrínsecas ao que se pretende que seja o Rotary que é ajudar o próximo e ter em conta a solidariedade e o espírito colectivo”, disse o presidente que representa o clube e dinamiza o leque de actividades durante o próximo ano.
Em relação a actividades programadas, António Saraiva destaca a continuidade da realização do “Natal do Idoso”. “Iremos continuar a desenvolver esse convívio em que juntamos idosos de vários Centros de Dia e da região, na Casa de Saúde Bento Menni. Temos a colaboração de artistas e músicos locais, como o Centro Cultural da Guarda e a Tuna Académica, e associamos também a colaboração de várias empresas, na cedência de géneros alimentares para o lanche convívio desse dia”. E acrescentou: “Para além dessa actividade, temos mensalmente o jantar rotário, onde se leva um convidado que faz uma palestra sobre diversos temas como energia, ambiente, saúde, comunicações, etc. Esses jantares são abertos a quem connosco quiser estar”. O dirigente adiantou ainda que o Rotary Club da Guarda tem outra actividade relacionada com a distinção de um profissional, tendo passado, há alguns anos, a distinguir uma associação, uma entidade ou associação da região. “No Ano Rotário que terminou, foram distinguidos os Bombeiros Voluntários Egitanienses”, lembrou. “Este ano, iremos também distinguir uma instituição de relevo em termos da sua actividade para com a cidade da Guarda e as suas gentes”, disse.
António Saraiva promete desenvolver o exercício das funções de presidente segundo o lema do Rotary para o próximo ano: “Fazer o Rotary Brilhar”. “Vamos tentar fazer o nosso melhor em termos de conseguir atingir esse objectivo e daí que estejam intrínsecas determinadas acções para levarmos o Rotary mais longe e cumprir o papel que está intrínseco a este tipo de clubes”, disse o dirigente do Rotary Club da Guarda, que tem actualmente cerca de 20 elementos e foi admitido no Rotary Internacional em Fevereiro de 1998.
O arquitecto António Saraiva tem 52 anos e desempenha actualmente as funções de Gestor Urbano da Agência para a Promoção da Guarda (APGUR), de deputado do PS na Assembleia Municipal da Guarda e de presidente do Conselho Fiscal da Associação de Jogos Tradicionais da Guarda, entre outras.