Gouveia


A Bênção dos Rebanhos na freguesia de Vila Franca da Serra, no concelho de Gouveia, está marcada para este domingo, dia 3 de Julho.
Com encontro junto à Capela de Santo António terá lugar a tradicional Bênção dos Rebanhos, com o devoto pedido por boas pastagens, com vista à boa alimentação, saúde, e protecção dos rebanhos.
Recorde-se que no início do verão, os pastores percorrem os planaltos da Serra com os seus rebanhos em busca de melhor pasto para as suas ovelhas – tradição que coincide com a época as festas dos Santos Populares.
Com o passar dos séculos, as festas, porque decorriam durante a mesma época, começaram a associar-se ao movimento sazonal dos rebanhos, celebrando-se no mesmo compasso de tempo as Festas dos Santos e a Transumância.
A Bênção dos Rebanhos foi uma das iniciativas indicadas pelo Município de Gouveia na candidatura que originou a criação da rede cultural “Terras da Transumância” – integrado pelos municípios de Castro Daire, Gouveia, Seia e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21. As actividades desenvolvidas no âmbito da “Terras da Transumância” serão concretizadas, maioritariamente, ao ar livre, e procurarão valorizar o património de cada um dos territórios, procurando aumentar o número esperado de visitantes a sítios de património cultural e natural.
Do programa, fazem parte um concerto de recepção aos visitantes pelas 16.00 horas, seguindo-se o percurso pedestre de visitação ao Penedo Mazorro. Pelas 18.00 horas, com concentração junto à capela de Santo António, terá início a Bênção dos Rebanhos, a que se seguirá a merenda comunitária.
As actividades são de carácter gratuito, mas a participação no percurso pedestre e na merenda comunitária carecem de inscrição prévia.