Gouveia


A Romaria das Ovelhas é um dos momentos altos da programação da Festa de Santo António de Arcozelo da Serra, no concelho de Gouveia. Trata-se de uma actividade tradicional da freguesia em que os pastores da aldeia levam os seus rebanhos junto da Igreja Matriz, com o objectivo de rogar a Santo António por um bom ano agrícola.
A Romaria das Ovelhas foi uma das iniciativas indicadas pelo Município de Gouveia na candidatura que originou a criação da rede cultural “Terras da Transumância” – integrado pelos municípios de Castro Daire, Gouveia, Seia e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21.
As actividades desenvolvidas no âmbito da “Terras da Transumância” serão concretizadas, maioritariamente, ao ar livre, com o intuito de valorizar o património de cada um dos territórios, procurando aumentar o número esperado de visitantes a sítios de património cultural e natural.
A programação artístico-cultural contemplará iniciativas identitárias que construirão a narrativa das Terras da Transumância, proporcionando uma experiência de cultura e tradição que percorre passo a passo as vivências de pastores e rebanhos e o ciclo produtivo do Queijo Serra da Estrela.
Este ano, para além da habitual Romaria das Ovelhas, com concentração junto à capela de
Santo António e que terá início às 9.00 horas, seguir-se-á, pelas 11.00, a “Rota dos Campos Agrícolas”, uma caminhada interpretativa pelos campos agrícolas de Arcozelo da Serra, que culminará com a “Degustação de Sabores Serranos”.
As actividades são de carácter gratuito, estando limitadas à participação máxima de 50 pessoas.
A Romaria das Ovelhas é uma iniciativa da Filarmónica Amizade de Arcozelo da Serra que, este ano, conta com a parceria do Município de Gouveia e a Junta de Freguesia de Arcozelo da Serra.