Gouveia


O Município de Gouveia disponibiliza, aos seus munícipes, um novo portal geográfico do concelho (GeoPortal) que possibilita a obtenção de plantas de localização através da internet.
Trata-se de uma medida que vai de encontro ao regime jurídico da urbanização e edificação (RJUE) e das boas práticas de modernização administrativa, permitindo colocar à disposição dos cidadãos todos os tipos de plantas de ordenamento e condicionantes que, habitualmente, são indispensáveis para instruir os vários processos, como sejam a aprovação de projectos urbanísticos ou outros licenciamentos.
Para além da consulta e emissão das plantas de localização, a plataforma possibilita, ainda, a consulta de planos, como o Plano de Urbanização de Gouveia, o Plano Director Municipal (PDM), o Plano Municipal Defesa da Floresta contra Incêndios (PMDFCI), a Carta de Uso e Ocupação do Solo, Ortofotomapas e outros instrumentos de gestão territorial.
Este portal tem por base o Sistema de Informação Geográfica Municipal (SIG) e não requer qualquer tipo de aplicação específica para efeitos de consulta online, permitindo, também, a impressão dos mapas com a respectiva informação.
Este novo serviço constitui uma importante ferramenta de apoio aos munícipes, que passam a dispor, gratuitamente e à distância de um click, de informação actualizada e facilmente acessível.
A disponibilização deste portal resulta, essencialmente, da vontade da autarquia em tornar mais eficiente, simples e eficaz a comunicação e a acessibilidade da população aos serviços, reduzindo, simultaneamente, os tempos de espera e os custos envolvidos.