Gouveia


No mês de Abril, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens - CPCJ de Gouveia associa-se, pela primeira, vez à campanha de sensibilização “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”, uma iniciativa da CPCJ Nacional, da Associação de Mulheres Contra a Violência e da Câmara Municipal de Lisboa que, desde 2008, promovem um conjunto de actividades dirigidas a toda a comunidade, alertando-a para a responsabilidade social na protecção deste grupo etário. Esta campanha de sensibilização tem como prioridade fundamental a consciencialização das famílias e de toda a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, contribuindo ainda para a educação da necessidade de um maior fortalecimento dos laços familiares, no sentido de uma parentalidade mais positiva.
Ao longo do mês de Abril serão desenvolvidas várias actividades em Gouveia. No dia 1 de Abril teve lugar a colocação do Laço Azul, símbolo do Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância, nos edifícios públicos (Câmara Municipal, Segurança Social, Centro de Saúde, GNR, PSP, Igrejas, Juntas de Freguesia, Associações /IPSS e Escolas do Concelho). No dia 8 de Abril será feita a apresentação do livro “As aventuras do Joãozinho na Terra dos Direitos”, elaborado em parceria entre a CPCJ de Gouveia, a Câmara Municipal de Gouveia - Biblioteca Vergílio Ferreira e os Jardins-de-Infância do Agrupamento de Escolas de Gouveia. Esta apresentação contará com as presenças do presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, Armando Leandro e do presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Tadeu.
No dia 13 de Abril decorrerá a iniciativa “À conversa com… APAV” e será feita a apresentação do manual “crianças e jovens vitimas de violência - compreender, intervir e prevenir”. Serão ainda realizadas sessões de esclarecimento nas escolas subordinadas ao tema “Abraçar a Prevenção - Prevenção dos Maus-Tratos Infantis”, desenvolvidas pela GNR. Haverá a distribuição do calendário “Todos os dias são dias de afecto”, aos alunos do Jardim-de-Infância e 1.º CEB. Está também programada a distribuição de pulseiras alusivas aos alunos do 5.º ao 12.º anos. Serão ainda realizadas sessões de trabalho com os alunos sobre o tema da violência e sua prevenção na disciplina de Educação Moral Religiosa Católica, com a colaboração das Bibliotecas Escolares.