Gouveia


Em Gouveia, o Mercado do Queijo vai acontecer nos dias 2 e 3 de Abril, no renovado Mercado Municipal. O evento está direccionado para a comercialização e promoção do Queijo da Serra da Estrela e vai reunir pastores, produtores e queijarias. A actividade visa reunir toda a fileira produtiva, implementando espaços de degustação e comercialização do principal queijo português.
O certame terá início no sábado, dia 2 de Abril, pelas 10.00 horas, com a inauguração do Mercado Municipal de Gouveia, seguindo-se um momento de animação cultural pelo Grupo de Concertinas de Gouveia.
Para as 15.00 horas, está prevista a apresentação do Projecto “Queijeiras – As Guardiãs da Montanha”, numa parceria com a ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha. Seguir-se-á um showcooking de Borrego Serra da Estrela DOP, com o Chef António Batista, do Instituto de Gouveia – Escola Profissional.
Às 17.30 horas terá lugar a rubrica Conversas à Mesa, uma prova comentada sobre Queijo Serra da Estrela DOP que conta com a participação da EstrelaCoop – Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela.
No final da tarde, a animação estará a cargo do Grupo de Concertinas de Folgosinho.
Á noite, pelas 21h30, o Teatro Cine de Gouveia irá ser palco do teatro musical “Monólogos da Vacina”, um espectáculo do comunicador João Baião.
No domingo, dia 3 de Abril, o mercado abre as suas portas às 10.00 horas, com as provas públicas de queijo e a demonstração de fabrico de Queijo Serra da Estrela DOP.
Na tarde de domingo, o destaque vai para a apresentação do projecto “Abrigo Queijo Serra da Estrela DOP”, um programa desenvolvido em estreita colaboração com a freguesia de Vila Nova de Tazem. Trata-se de um projecto relevante, único a nível nacional, que surge do reconhecimento deste produto endógeno para a actividade turística do concelho e da região.
O certame encerra com a actuação da Tocata do Rancho Folclórico de Vinhó às 18.00 horas e a oferta de papas de milho pelo Rancho Folclórico de Gouveia.