Gouveia


O Município de Gouveia realiza a 2ª edição do Festival Literário “Em Nome da Terra”, de 5 a 8 de Outubro, a partir de Melo, aldeia situada na encosta norte da Serra da Estrela, que é desde sempre, e “Para sempre.” a “casa” e a “aldeia eterna” de Vergílio Ferreira.
O Festival Literário celebra, este ano, a literatura sob o mote do tempo da escrita, numa edição que conta com a presença de mais de duas dezenas de destacados convidados entre autores, ilustradores, atores, músicos e contadores de histórias e que prometem um programa diversificado.
A edição deste ano conta com a presença de Ondjaki, Afonso Cruz; Pilar del Rio, Pedro Lamares, Maria Flor Pedroso, António Mota, Álvaro Laborinho Lúcio, entre muitos outros.
O Festival percorre alguns dos espaços emblemáticos da obra de Vergílio Ferreira, com um programa criado a partir do legado literário, daquela que é considerada a aldeia mais literária de Portugal e que integra um conjunto de propostas que prometem acrescentar novas histórias e memórias a um lugar que já tanto tem para contar.
Abordar a escrita e os seus tempos segundo perspectivas diversas é o desafio do programa deste ano, que promete levar o público e os convidados presentes numa viagem conjunta, que ficará certamente na memória de todos e na memória colectiva da Aldeia de Melo.
“Em Nome da Terra” destina-se a leitores de todas as idades, propondo um programa que inclui um conjunto diversificado de iniciativas, que irão decorrer em espaços formais e informais, promovendo o diálogo e a proximidade entre livros e leitores.
A programação inclui visitas de autores e ilustradores às escolas, mediação de leitura para professores, educadores e pais, apresentação de livros, conversas com escritores, uma exposição internacional de ilustração a par de outras exposições, horas de conto e de canto, oficinas de ilustração, percursos guiados por palavras, visitas a escolas, música, teatro… e até um jantar literário onde as palavras serão temperadas e servidas em lume brando.
Conquistar novos públicos para a literatura e promover a leitura e a escrita, gerando momentos de proximidade entre leitores e escritores, é o caminho iniciado em 2022 pelo “Em nome da Terra” e que este ano ganha um novo fôlego, com a presença reforçada de alguns dos mais conceituados autores de obras incluídas no plano nacional de leitura.