Gouveia | Folgosinho


A Festa dos Sabores de Montanha vai realizar-se nos dias 27, 28 e 29 de Outubro, em Folgosinho, concelho de Gouveia, inserida no âmbito do plano de animação da Rede de Aldeias de Montanha.
A Festa dos Sabores de Montanha constitui um certame no qual se pretende valorizar os produtos que integram essa experiência como a castanha e outros frutos secos, o pão de centeio, o mel e as compotas, a doçaria tradicional, os cogumelos, a caça e os enchidos, assim como outras actividades económicas tradicionais e artesanais desta aldeia de montanha.
O evento vai contar com actividades ligadas à gastronomia, nomeadamente a realização do magusto comunitário, experiências gastronómicas de montanha, showcookings e oficinas gastronómicas.
A organização refere que “as ruas de Folgosinho serão decoradas a preceito, com os motivos da época e com objectos tradicionais e identitários da região, criando-se o cenário perfeito para receber todos quantos queiram visitar esta festa dos sabores de montanha”.
A Festa dos Sabores de Montanha irá assumir também um cunho ambiental e sustentável, condicionando o uso de plástico e privilegiando a reutilização e utilização de materiais biodegradáveis.
O evento é organizado pela Junta de Freguesia de Folgosinho e conta com as parcerias do Município de Gouveia, da ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha, do Instituto de Gouveia – Escola Profissional e das seguintes associações da aldeia de Folgosinho: o Clube da Caça e Pesca de Folgosinho, a Comissão de Festas em Honra da Nossa Sra. do Socorro, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Folgosinho, o Rancho Folclórico Cancioneiro de Folgosinho, o Grupo de Concertinas de Folgosinho (Harmonia Divertida – Associação), a Associação de Baldios de Folgosinho, a Folgonatur e a Associação Lar de Folgosinho.